2024. O Mestrado em Criação Artística Contemporânea (MCAC) do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro - UA (Portugal), em parceria com o Museu de Aveiro/Santa Joana e a Associação Cultural Binaural Nodar, inauguraram a exposição “PRAXIS E POIESIS: 1.1.5.6” no Museu de Aveiro.
A décima sétima edição do evento que começou e 2007, presta uma homenagem especial ao artista e professor Paulo Vaz de Carvalho, apresentando obras de sua autoria. Além disso, foram expostas obras que compõem os projetos finais dos estudantes do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, com a participação de projetos de investigadores do Programa Doutoral em Criação Artística 2023/2024.
Os trabalhos expostos, desenvolvidos na área de Estudos de Arte, visaram reforçar a autonomia na concretização das obras e a conscientização do ato criativo – elementos essenciais da praxis artística.
A exposição buscou aprofundar conhecimentos através da substância dos conceitos, contextualizando a matéria para alcançar uma compreensão abrangente da prática artística, que inclui performance, escultura/pintura, vídeo, arte e interação. Este pressuposto de transdisciplinaridade revela-se na intenção de desenvolver, aplicar e expandir o conhecimento e reflexão sobre as artes visuais.
Cláudio Azevedo apresentou obras que fizeram parte de seu pós-doutorado realizado no DeCA entre 2024 e 2025. São elas: videoarte Quis saber quem sou; as instalações Gaivota - em parceria com o artista português Paulo Vaz de Carvalho - e Salvação; Os objetos Ecosofia, Pela espada e Brasil-Portugal-Brasil; e a fotografia Em conserva. Algumas das obras passaram a fazer parte do acervo do artista português Paulo Bernardino Bastos e da Associação Cultural portuguesa Binaural Nodar.